O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cartografia do twitter nas grandes metrópoles

Observe abaixo a reportagem abaixo que traz uma coleção de representações cartográficas bastante interessante. trata-se da representação da densidade localização de uso do Twitter em várias metrópoles mundiais.
 
Estes mapas servem como pano de fundo para diversas analises geográficas, como por exemplo, o índice de inclusão digital e a comparação entre as metrópoles selecionas; O índice de inclusão digital e as diferenças existentes entre as diferentes zonas geográficas do interior das metrópoles (centro-periferia, por exemplo). É importante ressaltar, que esse aplicativo só é utilizado quando se tem acesso a internet, por tanto, mede o nível relativo de acesso a internet e a tudo que esse veículo de comunicação pode proporcionar.
 
Miguel Rios trabalha no Twitter com visualização de dados, e ele resolveu descobrir como os tweets se distribuem pelo mundo – e os padrões que eles formam.
 
Ao analisar tweets públicos com localização, a equipe de Visual Insights conseguiu criar mapas que mostram onde a atividade no Twitter é mais intensa.
 
Para criar estes mapas, foram utilizados bilhões de tweets publicados desde 2009, quando a função de geotagging foi criada. Miguel escolheu áreas onde a visualização revela padrões claros, incluindo cidades como Nova York, Moscou e São Paulo.
 
 SÃO PAULO
 
 
Onde as pessoas mais tuítam em São Paulo e no mundo - 1 (© Divulgação)
 
Para quem não conhece bem a capital paulista, o mapa do Twitter pode parecer apenas uma grande mancha azul. Mas basta fundi-lo com o Google Maps para ver alguns padrões emergirem.

A atividade dos tweets é bem concentrada no eixo Paulista-Consolação e na zona sul (Moema, Itaim Bibi). Também é possível ver que a atividade é forte nas cidades do ABC paulista e na região dos aeroportos de Guarulhos (próximo à legenda “Taboão”, no mapa).

SÃO PAULO
Onde as pessoas mais tuítam em São Paulo e no mundo - 1 (© Divulgação) 
 
 
 Dando um zoom na capital, surgem mais alguns padrões: em algumas áreas, parece que os usuários preferem não usar tweets geolocalizados. Diversas áreas “em branco” são bairros ricos e residenciais, como Jardim América, Vila Nova Conceição, Morumbi e Alto de Pinheiros.
 
Com o zoom também podemos ver uma área onde a atividade é intensa: o Parque do Ibirapuera. E, claro, assim como em outras cidades, as rodovias – Castelo Branco, Dutra e marginais Tietê e Pinheiros – apresentam grande atividade.


EUROPA

Onde as pessoas mais tuítam em São Paulo e no mundo - 1 (© Divulgação)

Na Europa, as capitais parecem brilhar como num mapa da Terra à noite.

EUA

Onde as pessoas mais tuítam em São Paulo e no mundo - 1 (© Divulgação)

Na América do Norte, vemos como o uso é bastante concentrado na parte leste dos EUA (e relativamente pequeno no México e no Canadá).

 
 
JAPÃO (Tóquio)

Onde as pessoas mais tuítam em São Paulo e no mundo - 1 (© Divulgação)

Vemos a mesma tendência de concentração de tweets no centro de Tóquio, no Japão.


RÚSSIA (Moscou)

Onde as pessoas mais tuítam em São Paulo e no mundo - 1 (© Divulgação)

Este é o mapa de Moscou, na Rússia - e os motoristas devem estar tuitando demais por lá. As avenidas têm uma concentração de tweets tamanha que o mapa acaba se parecendo com uma aranha.

TURQUIA(Istanbul)

Onde as pessoas mais tuítam em São Paulo e no mundo - 1 (© Divulgação)

Istanbul, na Turquia, é bem diferente das outras cidades mostradas aqui. A densidade de tweets é alta em boa parte do território.

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/sao-paulo-e-mundo-em-tweets/

Nenhum comentário:

Postar um comentário